Conheça algumas técnicas de avaliação e gestão de carreira para impulsionar a performance no trabalho e aprenda a aplicá-las
Pare por um instante e reflita: sua carreira está tomando o rumo que você deseja? Reflexões como essa são importantes para que você não siga no ‘piloto automático’ ou se permita estagnar. Para que seu lado profissional esteja alinhado às suas expectativas de vida, vez ou outra é preciso voltar sua atenção a aspectos como planejamento, engajamento, prioridades e propósito.
Há quem busque por orientação externa para fazer essas análises. Por conta própria, nem sempre é fácil reconhecer o que não está indo bem, estabelecer novos objetivos e colocá-los em prática – ainda mais sem as ferramentas adequadas. Os mentores estão aí para desempenhar esse papel de guia. Como já falamos por aqui, o intuito da mentoria nada mais é do que ajudar no equilíbrio entre vida profissional e pessoal, trazendo clareza quanto obstáculos e fornecendo recursos para o atingimento de metas.
Ferramentas de gestão de carreira do mentoring
Na Datum, contamos com um programa de mentoring individualizado que abrange diversos aspectos. Durante a jornada de encontros, várias ferramentas de análise e gestão de carreira são aplicadas com os mentorados para trabalhar as perspectivas cultural, de negócios, técnica e organizacional.
Para que você também possa focar seu desenvolvimento profissional e pessoal, decidimos compartilhar algumas delas. Confira!
Roda da vida
Qual o seu nível de satisfação em áreas importantes da sua vida? Para descobrir, você pode apostar na Roda da Vida. Essa ferramenta de autoavaliação (de aspectos pessoais e profissionais) é um círculo dividido em quatro estruturas: âmbito pessoal, âmbito profissional, qualidade de vida e relacionamentos. Cada um desses indicadores conta com três fundamentos a serem avaliados com notas de 1 a 10. Ao finalizar o exercício, você terá uma visão mais clara de quais elementos carecem de mais atenção.
Que tal preencher a sua Roda da Vida? Baixe agora!
SWOT pessoal
Dificilmente você nunca ouviu falar na análise SWOT. Do inglês strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças), essa técnica é bastante utilizada no meio empresarial para a elaboração de planos estratégicos. Contudo, também é possível aplicá-la visando o desenvolvimento pessoal e autoconhecimento.
Clique aqui para acessar a ferramenta.
Modelo GROW
Além de descobrir com quais aspectos da sua vida você está satisfeito ou não e trabalhar o seu autoconhecimento, também é importante estabelecer metas e ter facilidade na solução de problemas. Em conjunto, esses itens farão com que você melhore o seu desempenho profissional. Com os quatro pilares (objetivos, realidade, opções e vontade) do modelo GROW – que em português significa ‘crescer’ – você pode estabelecer metas claras e eficazes. Para isso, basta responder a perguntas relacionadas a cada pilar. Por exemplo:
- Qual área da vida você quer focar?
- Quais são seus objetivos profissionais?
- Onde você quer estar daqui a 1, 3, 5, 10 anos?
Agora que você está familiarizado com algumas técnicas para dar um up em sua carreira, que tal conhecer mais a fundo o programa de mentoring da Datum?