Dezessete trilhões e cento e oitenta bilhões de reais. Esse foi o valor movimentado pelo Pix em 2023. Neste mesmo ano, essa foi a modalidade de pagamento mais usada pelos brasileiros e alcançou a marca de 71 milhões de usuários. Hoje, é impossível imaginar a realidade do mercado de pagamentos sem o Pix. Mesmo antes do seu lançamento, em 2020, as instituições financeiras se preparavam para colocá-lo no ar. Enquanto algumas tiveram mais tempo e recursos para fazê-lo, outras enfrentaram alguns desafios para iniciar o projeto, o que significou ter que entregá-lo em um prazo muito mais curto.
Esse foi o caso de um dos nossos clientes, uma empresa de pagamentos eletrônicos que contou com o nosso apoio para desenvolver e implementar o Pix. Atuamos em um projeto com um escopo extenso e alta complexidade, tendo em vista as regulamentações do Banco Central e uma série de determinações prévias sobre ações, telas e comportamentos.
O que foi realizado
Como a organização atende aos públicos B2B e B2C (esse último de forma indireta) era fundamental criar um sistema intuitivo e eficiente, alinhado às diretrizes do BC, mas que também refletisse a marca e o estilo desejados pelo cliente. Este novo sistema foi integrado ao aplicativo de gerenciamento da maquininha de cartão, que já oferecia funcionalidades como antecipação de recebíveis, pagamentos de boletos e transferências.
A implementação do projeto seguiu o modelo ágil, bem como a abordagem “t-shirt sizing” para estimar e planejar as tarefas, o que permitiu uma melhor organização e gestão do tempo. Além disso, conseguimos criar um processo e um mapeamento de atividades que nos permitiram executar um roadmap completo e detalhado junto ao cliente. Esse planejamento foi essencial para garantir a entrega de todas as funcionalidades dentro do prazo estipulado e conforme as normas do BC.
Resultados gerados
Com a conclusão do projeto, o Pix foi adicionado como uma nova opção de transferência, com todas as suas funcionalidades, incluindo portabilidade, limites e reivindicação de chaves. Desde o lançamento, os resultados foram positivos:
- Confiabilidade: o projeto foi realizado dentro do prazo estipulado pelo cliente, em um ano e quatro meses;
- Disponibilidade: no primeiro dia de disponibilidade do serviço, mais de 520 chaves foram criadas;
- Satisfação do cliente: também no primeiro dia, mais de 2 mil transações foram realizadas;
- Lucratividade: Um mês após o lançamento, mais de R$ 15 milhões haviam sido transacionados via Pix dentro da plataforma do cliente.
- Aumento nas transações: a integração do Pix não só melhorou a experiência do usuário, mas também proporcionou um aumento significativo nas transações, beneficiando diretamente os principais clientes: os comerciantes.