Trecho sobre Web3 retirado do nosso e-book Trends Report: tecnologia & outsourcing
A próxima geração da internet se aproxima. Ainda nos primeiros estágios de desenvolvimento, a Web3 tem ganhado cada vez mais a atenção da indústria tecnológica. Definida como a infraestrutura e a tecnologia que permite a criação de aplicativos descentralizados (dApps) e redes peer-to-peer, a Web3 é uma visão para uma internet mais aberta, democrática e equitativa, onde os usuários têm maior controle sobre seus dados e são capazes de participar de novas formas de atividade econômica.
Onde estamos em relação ao Web3
O momento atual da Web3 é de consolidação da tecnologia e experimentação de modelos, com progresso significativo em seu desenvolvimento nos últimos anos. Nesse período a maioria dos avanços esteve relacionada à criação de aplicativos de finanças descentralizadas (DeFi), que permitem aos usuários emprestar, pegar emprestado e negociar criptomoedas sem a necessidade de intermediários financeiros tradicionais. Outra área de crescimento rápido tem sido a dos NFTs, os tokens não fungíveis, que permitem a criação e propriedade de ativos digitais únicos.
Como se manter relevante
A Web3 está forçando a adaptação de todos os setores o mais rapidamente possível. Um exemplo disso pode ser visto no setor financeiro e bancário, onde as instituições já estão buscando novas formas de atuação para a se manterem competitivas no mercado. Um exemplo disso é a tokenização de ativos financeiros, como as debêntures tokenizadas, que desponta como uma das principais tendências do mercado financeiro dentro da Web3.
O que esperar do futuro da internet
O que se vislumbra no horizonte são inúmeras possibilidades, que farão com que todos os negócios migrem para a Web3. Ela oferece mais valor, com autonomia do usuário, novos produtos, serviços, modelos de financiamento e governança, além de maior liquidez e mercados secundários. Falamos mais sobre o futuro com a Web3 no nosso e-book Trends Report. Por lá, além desse texto na íntegra, você fica por dentro de outras cinco macrotendências tech para este e para os próximos anos.