Tecnologias que estão revolucionando o futuro do varejo físico foi o tema da Masterclass RetailTech, realizada pela Datum em parceria com a Alice Wonders
O que esperar do futuro do varejo físico? A Datum se preocupa em ajudar os parceiros do seu ecossistema de inovação a antecipar tendências e repensar seus negócios. Por isso, nos unimos à Alice Wonders, empresa focada em experiências digitais, para realizar uma Masterclass com o intuito de responder a essa pergunta e falar sobre a revolução das lojas físicas. O evento, online, foi apresentado por Alexandre Valdivia, co-CEO da startup, que conta com mais de 25 anos de experiência no segmento. Vamos conferir os highlights?
O cenário do varejo
Quem abriu a Masterclass foi a nossa VP, Carine Bruxel, falando sobre o atual momento do varejo no país. O segmento foi um dos mais impactados durante a pandemia e ainda busca por uma retomada. Este ano, em particular, tem sido desafiador, mas cheio de oportunidades. A grande maioria delas é impulsionada pela tecnologia, que viabiliza conceitos como o de hiper personalização e varejo 5.0, e que tem mudado a forma como o setor varejista é pensado pelas empresas e visto pelo consumidor.
Economy Experience
Ao contrário do que muitos possam pensar, o varejo físico não deixará de existir. Mas ele está em transformação. Há uma simbiose entre lojas físicas e o e-commerce, que cria espaços voltados para proporcionar experiências. Alexandre afirma que já estamos vivendo a economia da experiência. Mas o que isso significa? Hoje em dia, não basta apenas oferecer bons produtos e serviços. Isso é o básico. Uma experiência completa envolve, além desses dois fatores, a oferta de entretenimento, educação, estética e escapismo. Essa é a experiência que vende – e muito.
Nesse cenário, mais do que competir com a concorrência, as lojas competem também pelo tempo das pessoas.
Tecnologia como geradora de insights
Na economia da experiência, é possível observar quais inovações tecnológicas estão moldando o futuro do varejo físico. Ao investir em tecnologias que coletam dados e geram insights, os lojistas têm a oportunidade de criar um storytelling convincente para o cliente, com experiências hiper personalizadas e, consequentemente, vender mais.
Você sabe quais são essas tecnologias? Durante a Masterclass, Alexandre elencou alguns exemplos, que estiveram em destaque na EuroShop 2023, principal feira de varejo do mundo, no SAP Experience Center e no Retail Design Institute, ambos de Nova Iorque e em cases pelo Brasil. Confira:
- Self checkout;
- Lojas autônomas;
- Robôs para fins atendimento, limpeza e acessibilidade;
- Retail Media
- Tecnologia como acabamento;
- Tecnologia em prol do ESG.
Por fim, Retail Analytics também entrou em pauta. Que tal ouvir a explicação do próprio Alexandre sobre esse tópico e todos os outros acima? Clique aqui para assistir à Masterclass na íntegra e ficar por dentro das últimas novidades do varejo físico.