Saiba mais sobre as trilhas de aprendizagem, os processos de mentoria e acompanhamento dos talentos juniores do NextGen
Se você chegou até aqui, provavelmente já conhece o básico sobre o NextGen – como ele funciona e os principais benefícios. Contudo, há alguns aspectos que fazem a diferença e que talvez você ainda não conheça. Em primeiro lugar, o programa contempla não apenas jovens que estão iniciando sua trajetória no mercado, mas também profissionais em transição de carreira para a TI.
Em segundo lugar, talvez você não saiba é que o segredo do sucesso do NextGen está em uma combinação de fatores: trilhas de formação robustas, mentoria técnica e acompanhamento individual. Neste artigo, vamos explorar cada um desses itens. Continue a leitura e saiba mais.
O que são as trilhas de aprendizagem?
As trilhas de aprendizagem são uma das portas de entrada dos profissionais no NextGen. Além do nosso próprio banco de talentos, temos parcerias com as seguintes instituições: +praTI, Instituto Caldeira, Proa, Trybe, Cubos Academy, Reprograma, Aceleradora Inclusiva e Apple Developer Academy.
Todas elas oferecem cursos que cobrem os fundamentos de programação e tecnologia. Mais especificamente, as trilhas são pensadas para serem práticas e intensivas. Assim, os alunos aprendem lógica, desenvolvimento front-end, back-end – com linguagens e tecnologias como Java, #C e Python, Node.js, Git, JavaScript, TypeScript, SQL, PostgreSQL, Docker, Jest, Express, HTML, CSS – metodologias ágeis e muito mais.
Soft skills também são prioridade
É inegável que uma base sólida da parte técnica é fundamental. No entanto, desenvolver soft skills – as famosas competências comportamentais – pode ser mais desafiador do que adquirir conhecimento técnico. Por esse motivo, todas as trilhas de formação das quais os profissionais participam têm módulos e/ou conteúdos voltados a esse tópico.
Por exemplo, são trabalhadas competências como comunicação, feedback e trabalho em equipe. Esses aspectos são essenciais para que os NextGens possam se adaptar e colaborar de maneira eficaz, entregando valor para os clientes desde o início. Afinal, as hard skills podem ser a porta de entrada em um projeto, mas é a combinação com as hard skills que garantem a permanência.
Mentoria e acompanhamento constante
A fase de aprendizagem não se encerra após o ingresso dos profissionais nos projetos. Cada júnior é apadrinhado por um profissional mais experiente, que se torna responsável por mentorá-lo. Além do dos padrinhos, nosso time de People Partner também realiza um acompanhamento semanal individual.
Dessa forma, o progresso de cada NextGen é revisado constantemente, ajustando a formação às necessidades reais dos projetos em que estão alocados. Esse acompanhamento, aliado ao suporte contínuo, mantém o engajamento e a motivação dos talentos, que se sentem valorizados e prontos para desafios cada vez maiores.