Reconhecendo o valor da colaboração, a Datum ingressou em um ecossistema de startups, por meio da WOW Aceleradora. Para esclarecer alguns pontos dessa dinâmica, conversamos com a nossa VP, Carine Bruxel. Confira a entrevista!
A máxima de que problema se resolve em casa não cabe mais no mundo em rede e é cada vez mais nítido que a inovação é fruto da colaboração. Ou seja, empresas já estabelecidas e startups, além de outros players como instituições acadêmicas e governamentais, trabalhando em conjunto, formando um grande ecossistema. Cada integrante desse ecossistema contribui à sua maneira. As organizações com mais tempo de mercado, por exemplo, entram com expertise, capilaridade e capital, enquanto as startups agregam com inovação, velocidade e criatividade. Isso para, juntas, impulsionarem o desenvolvimento do grupo como um todo.
O ecossistema de startups
Percebendo a importância se inserir em um ambiente como esse, embarcamos, recentemente, em uma jornada que nos permitirá criar soluções ainda mais inovadoras para os nossos clientes. A Datum agora faz parte do ecossistema de startups da WOW Aceleradora. Sediada em Porto Alegre, a WOW já investiu e acelerou mais de 100 startups, de diferentes setores. Para além do investimento financeiro, a empresa, acredita no poder das conexões, networking e capital intelectual, assim como nós.
Para descobrir o que motivou essa decisão e entender qual papel será desempenhado pela Datum neste ambiente de inovação, conversamos com a nossa vice-presidente executiva, Carine Bruxel, sobre a novidade. Vamos ver o que ela tem a dizer?
Entrevista com a VP
Carine, você citou Paulo Costa, CEO do Cubo Itaú, para ressaltar que “empresas que não estão buscando inovações com startups estão ficando atrasadas”. Essa foi uma das motivações por trás da decisão de investir em startups?
Essa é a ideia! Empresas mergulhadas em si, perdem o que se passa lá fora. Numa sociedade interconectada, as soluções para os problemas estão nas universidades, hubs de inovação, mas principalmente em ecossistemas de startups. Estamos vivendo uma nova era, de colaboração e conexão com esses ecossistemas.
Por que a WOW Aceleradora?
Porque como agentes transformadores da sociedade fazemos parte do Pacto Alegre, movimento que visa transformar Porto Alegre numa referência mundial em inovação. E como uma empresa gaúcha, escolher uma aceleradora no nosso estado, potencializa essa visão e contribui para a materialização desse futuro.
De quais formas a Datum poderá contribuir, além de via investimentos, para que esse ecossistema se desenvolva?
Vamos contribuir também com conexões dentro da nossa comunidade, acesso a mercados, mentorias e trilhas de desenvolvimento.
Em termos de investimento, há algum segmento-chave na mira?
Sim! Estamos mirando fintechs, retailtechs e martechs.
Como esse movimento beneficia os integrantes do ecossistema de inovação da Datum?
As vantagens de fazer parte de um ecossistema são inúmeras, mas principalmente o acesso às principais tendências de mercado, tecnologias e novos modelos de negócios.
Como a Datum pretende ou planeja medir o sucesso da participação nesse ecossistema?
Quando se fala de startups, consequentemente estamos falando de apostas e alto risco. Dentre os infinitos benefícios de estar em um ecossistema de startups, acreditamos que a nossa maior métrica de sucesso será a qualidade das relações com as pessoas e startups do ecossistema, uma vez que essas relações geram diversos benefícios muitas vezes intangíveis, como inspiração, conhecimento e criatividade. Queremos viver o processo e descobrir as dores e delícias dessa jornada.