Menos de um ano após enfrentar enchente histórica, Porto Alegre recebeu o South Summit Brazil 2025, a quarta edição do evento realizada em solo brasileiro.
Beyond resilience – ou “para além da resiliência” foi o tema do South Summit Brazil 2025. Não poderia ser diferente, afinal, em 2024, o Cais Mauá estava embaixo d’água enquanto a capital gaúcha enfrentava a pior enchente da sua história. Agora, menos de um ano depois, a realização do South Summit nesse mesmo espaço simboliza retomada.
Neste ano, o evento recebeu 23 mil participantes de 62 países, mais de três mil startups, 800 palestrantes (sendo 150 estrangeiros) e 900 investidores. Além dos tópicos relacionados a inovação, empreendedorismo e tecnologia, sempre presentes, essa edição também abriu espaço para debates importantes sobre o desenvolvimento econômico e social alinhado às práticas de resiliência climática.
Startups ganham destaque no South Summit Brazil 2025
O South Summit é, por natureza, um evento que dedica muito espaço às startups. Não à toa promove a Startup Competition, que reconhece empreendimentos inovadores em cinco categorias diferentes. Contudo, neste ano, grandes personalidades do empreendedorismo subiram aos palcos para compartilhar dicas valiosas com quem está começando. Entre eles, Rachel Maia (Fundadora e CEO da RM Cia 360), Marcelo Lombardo (CEO da Omie), Juliana Binatti Motta (CPO da Pismo). Além deles, empresários de renome também estiveram presentes, como Jorge Gerdau e Luiza Helena Trajano.
Além da resiliência, senso de comunidade

Mais do que sobre inovação, empreendedorismo e tecnologia, o South Summit é sobre encontros, conexões e aproximação. O aspecto do senso de comunidade também esteve presente na fala de alguns palestrantes. Orkut Buyukkokten, que subiu ao palco em dois momentos distintos para falar sobre redes sociais, ressaltou o lado bom do extinto Orkut: ele servia como ponto virtual de encontro de comunidades e, dessa forma, aproximava pessoas. O evento também cumpriu esse propósito. Palestras cheias, restaurantes e bares lotados, mesas todas ocupadas por pessoas aprendendo, fazendo networking e oxigenando as ideias.
Inteligência artificial domina painéis no South Summit Brazil 2025
Se você buscar pelo termo “AI” na aba de programação da edição de 2025, terá 44 resultados. Se pesquisar pelo termo em português, IA, outras quatro palestras aparecem. Ou seja, o assunto está mais em alta do que nunca. Seja aplicada à saúde, à educação, à arte, à indústria de seguros ou a tópicos como liderança, cultura organizacional, experiência do cliente – e muitos outros mais – a inteligência artificial estava lá.
Otimismo para o futuro
Mesmo com todas as incertezas sobre o futuro geradas por eventos climáticos, geopolíticos ou, até mesmo, tecnológicos (como é o caso do avanço da IA), no South Summit o tom adotado pelos palestrantes foi de otimismo. Discutiu-se o futuro da TV, das fintechs, das venture capitals, das cidades, dos negócios.
Em um cenário global de transformações intensas, o South Summit Brazil 2025 mostrou que inovação também é feita de esperança, colaboração e coragem para recomeçar. Mais do que um evento, foi um símbolo da capacidade de Porto Alegre de se reinventar. Para quem acredita no poder das conexões, da tecnologia e da diversidade de ideias, o South Summit Brazil segue sendo compromisso obrigatório no calendário.