Saiba como tornar as reuniões online diárias mais dinâmicas e menos “engessadas”. Dessa forma, os profissionais ganham mais autonomia e podem decidir onde e como preferem participar
Nosso último tópico de discussão aqui no blog foi Zoom Fatigue – a exaustão mental causada pelo excesso de tempo em videoconferências – e suas principais causas. Primeiramente, os debates acerca do tema levam a uma pergunta: quais as alternativas existentes para mudanças de hábitos quando o assunto é trabalho remoto? A certeza é que a transformação não é uma decisão pessoal, mas um acordo coletivo entre todos aqueles que compartilham um modelo de trabalho que gera, diariamente, o acúmulo de reuniões.
Na expectativa reduzir os níveis de cansaço mental e de agregar mais bem-estar, foco e entrega de valor ao remote-first, o primeiro passo é que as empresas voltem sua atenção para o que está causando o estresse. Na Datum, começamos nos perguntando como tornar as calls diárias mais dinâmicas e menos “engessadas”. Dessa forma, os profissionais ganham mais autonomia e podem decidir onde e como preferem participar das reuniões.
Essas decisões passam diretamente pelo tópico (se é mais ou menos importante) e pelo formato (se requer compartilhamento de tela ou não, se é necessário ligar a câmera ou não). A partir dessas reflexões, chegamos a três categorias de reuniões. Continue a leitura e descubra quais são elas e o que integram.
Reuniões online: Categoria A
A primeira categoria engloba reuniões nas quais o compartilhamento de tela se faz necessário. Dentre os assuntos podem estar análise de resultados, reuniões com clientes, treinamentos, cerimônias ágeis, brainstorming, desenvolvimento de novos projetos etc. Nessas situações, o ideal é priorizar um local mais confortável (com duas telas, se você tiver) e silencioso, como o seu espaço de home office.
Categoria B
Esse grupo abrange conversas importantes – como feedbacks, 1:1s, onboardings etc. – mas que não requerem o compartilhamento de tela. Nesses casos, você pode explorar outras partes da casa, fazê-las em um espaço de coworking, uma cafeteria ou, até mesmo, na sala da casa da sua avó – naquele dia em que você optou por almoçar fora de casa para espairecer.
Categoria C
Por fim, essa divisão é reservada para reuniões que não requerem o compartilhamento de telas. Aqui estão tira-dúvidas, follow-ups, comunicados, conselhos, conexões, status reports, novas diretrizes, celebrações diárias, resolução de problemas etc. Com assuntos menos importantes e sem necessidade de compartilhamento de tela, por que não dar uma chance ao celular? O aparelho permite que você se movimente durante as reuniões, melhorando, assim, sua capacidade cognitiva.