Empresas que não garantirem a retenção de talentos de TI terão ainda mais dificuldades para atingir a maturidade digital. Continue a leitura e conheça estratégias de retenção.
O Brasil tem o maior gap de profissionais de tecnologia na América Latina. Com o aumento da demanda e a dificuldade em formá-los, a previsão é que, neste ano, essa lacuna chegue a 300 mil profissionais, segundo pesquisa do hub de inovação BrazilLAB. Para além da escassez, vemos também a dificuldade das empresas em reter os colaboradores de TI, que são mais propensos a deixar seus empregos do que trabalhadores de outras áreas. Mas qual é o impacto desses números quando o assunto é transformação digital? A retenção de talentos é um dos principais desafios para que as organizações atinjam um alto nível de maturidade digital. Apenas 8% delas conseguem identificar, capacitar e reter talentos em quantidade suficiente para que estejam preparadas para um modelo de negócio mais digital e analítico.
Agora, você pode questionar qual a relevância da transformação digital para as empresas. A resposta é simples: garantia de melhor desempenho. Um estudo conduzido pela McKinsey com 164 empresas mostra que líderes em maturidade digital no mundo apresentam taxa de crescimento de EBITDA até 5 vezes maior em comparação às demais empresas. Considerando o cenário atual das companhias brasileiras e projeções para o futuro, é correto afirmar que o investimento na retenção de colaboradores será cada vez mais intenso. Vamos conferir algumas estratégias para que isso aconteça de forma mais natural?
Estratégias para a retenção de talentos
- Remuneração Competitiva: o mundo da tecnologia é dinâmico e extremamente competitivo. Sendo assim, não há como falar em retenção sem que os salários e benefícios oferecidos pela empresa sejam competitivos em relação ao mercado. Além do salário base, benefícios como plano de saúde, cursos e parcerias com empresas de bem-estar podem ser atrativos.
- Desenvolvimento de Carreira: se a tecnologia, as empresas e o mercado evoluem, as pessoas também precisam evoluir. Portanto, oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional e planos de carreira é fundamental. Isso pode incluir programas de mentoria, treinamentos específicos e oportunidades de educação continuada.
- Flexibilidade: promover o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é importante para evitar o esgotamento e aumentar a satisfação dos colaboradores. Aqui entram políticas de flexibilidade de horários, trabalho remoto e autonomia para que os profissionais possam gerir suas próprias demanda.
- Feedback: Fornecer feedback regular é garantia de alinhamento. Para além disso, o reconhecer o bom trabalho dos colaboradores os mantém motivados e engajados. Faça avaliações de desempenho regulares.
- Transparência: Ninguém gosta de ser último a saber. As pessoas precisam estar inteiradas do que se passa na organização. Quando não somos claros quanto ao que esperamos de um profissional, há grandes chances de que ele frustre nossa expectativa. Portanto, estabelecer uma comunicação transparente é imprescindível.
- Cultura Organizacional: é mais fácil reter talentos quando a cultura organizacional é bem-difundida e quando há clareza quanto ao valores que a empresa promove. Os colaboradores tendem a se sentir mais comprometidos quando se identificam com a cultura.
Ao implementar essas estratégias, as organizações têm mais chances de reter seus talento e dar passos mais largos rumo à maturidade digital. Para concluir, uma última estratégia bastante eficaz é o mapeamento de perfil. Que tal descobrir como a Datum garante as melhores contratações?