Sabe quando você começa a adiar tarefas e busca motivos para não fazer algo? Quem nunca procrastinou que atire a primeira pedra! No artigo de hoje vamos explicar o que é a procrastinação no trabalho e como evitá-la.
Estudos apontam que 20% dos adultos são procrastinadores crônicos – apenas no Braisl, mais de 20 milhões de pessoas procrastinam. De acordo com o professor da Universidade DePaul, de Chicago, nos EUA, Joseph Ferrari, a procrastinação (também chamada de “proc”), é “o atraso intencional e frequente no início ou no término de uma tarefa que causa desconforto subjetivo, como ansiedade ou arrependimento”.
Continue lendo o nosso artigo para descobrir o que é a procrastinação no trabalho e saber como evitá-la.
VEJA: Como aumentar a sua produtividade no trabalho?
O que é a procrastinação?
A palavra procrastinar é originada do latim procrastinatus, sendo o Pro “à frente” e Crastinatus, por sua vez, significa “de amanhã”. Podemos defini-la como adiar algo importante sem bom motivo ou para fazer algo não importante, mesmo sabendo das consequências negativas desse atraso.
É comum que todas as pessoas, em algum momento, procrastinem em suas vidas. No entanto, é importante entender quais são os impactos negativos apresentados e o quão desgastante se torna após esta decisão.
Há algum tempo, estudiosos se preocupam sobre como adiar tarefas (causando prejuízos) pode impactar a vida das pessoas. Durante seis meses, os pesquisadores da Universidade Case Western, dos EUA, Dianne Tice e Roy Baumeister avaliaram as condições de saúde e o estresse universitário de um grupo de procs.
A análise concluiu que durante este período, eles eram os mais felizes e tranquilos – já que estavam adiando suas atividades enquanto os outros colegas sofriam buscando soluções. No entanto, passado este período, ao chegar no momento da entrega, os alunos apresentavam maior ansiedade e culpa, alcançado notas inferiores que os demais colegas.
LEIA TAMBÉM: Qual é o papel das lideranças para a promoção da saúde mental dos colaboradores?
04 causas da procrastinação no trabalho
Diversos motivos podem levar pessoas a procrastinar em suas vidas, como por exemplo, o esgotamento mental, a falta de energia e ansiedade e o medo do fracasso. Para entender melhor como evitar a procrastinação no trabalho elencamos alguns motivos pelos quais pessoas procrastinam:
- Comportamentos ansiosos
- Comportamentos perfeccionistas
- Desejo de realizar tarefas mais interessantes
- Não saber qual o objetivo por trás da tarefa
Ansiedade
Uma pessoa que tem dificuldade em lidar com questões financeiras, provavelmente, evitará checar seu extrato no banco ou a fatura do cartão de crédito. Diferente do que muitas pessoas acham, procrastinadores, na maioria das vezes, adiam suas tarefas pela ansiedade que ela causa.
Pessoas que convivem com a ansiedade costumam pensar demais sobre as tarefas, o que também aumenta a sensação de mal estar e faz com que a procrastinação se torne mais recorrente. No trabalho, estas pessoas podem adiar tarefas pelo medo de desempenho ao realizá-las.
Perfeccionismo
Diferente do que muitas pessoas pensam, o perfeccionismo não é algo tão positivo se estiver presente no dia a dia. Por mais que alguém queira realizar trabalhos de alta qualidade, a busca pela perfeição é algo ilusório e inatingível, o que leva pessoas a procrastinarem.
O medo de cometer erros, a incansável busca pela perfeição e a preocupação excessiva é uma das principais causas da procrastinação. Por isso, é importante estar atento(a), pois ele é um fator de risco para a ansiedade de desempenho.
Tarefas mais interessantes
A procrastinação pode aparecer através desta crença que indica que “a vida é curta, então porque fazer algo que não gosto?”. Todos sabemos que muitas vezes iremos precisar realizar tarefas que não são as mais desejadas. Insistir em deixá-las para depois, só irá tornar o processo de desempenho dela ainda mais incômodo.
Objetivos abstratos
A teoria do nível de construção, explica que objetivos que são percebidos como altamente improváveis são percebidos como relativamente abstratos. Dessa forma, se alguém achar improvável atingir um determinado objetivo, isso pode fazer com que essa pessoa enxergue a meta como abstrata, aumentando a probabilidade de procrastinar na tarefa.
Se você recebeu uma demanda no trabalho, mas não sabe exatamente o sentido por trás dela ou não entendeu qual será a sua função ao desempenhá-la, é bem provável que você tenha tendência a deixá-la para mais tarde – aumentando a sua ansiedade e culpa por não a concluir.
Como tratar a procrastinação?
Adiar tarefas frequentemente pode aumentar o risco de desenvolver o transtorno da ansiedade e depressão. É indicado que quem apresenta esse comportamento de forma crônica procure ajuda de um psicólogo.
É importante salientas que não existem fórmulas mágicas para acabar com a procrastinação, por isso aqui vão algumas dicas do que pode te ajudar:
- Anote as principais atividades que você costuma procrastinar e as principais desculpas para não as fazer;
- Estabeleça metas realistas para concluir suas tarefas e estipule um tempo para sua conclusão;
- Faça planos que inclua imprevistos;
- Identifique em quais momentos a procrastinação aparece (anotar as atividades irá ajudar).
- Divida as tarefas em diferentes passos.
Existem inúmeras razões pelas quais pessoas procrastinam, por isso, tenha em mente que qualquer pessoa já passou – ou ainda passará por isso algum momento. Buscar ajuda profissional irá te auxiliar a minimizar este comportamento e ainda ajudará a tornar sua rotina mais produtiva.