Lideranças são responsáveis por engajar, motivar e incentivar pessoas colaboradoras a explorarem o máximo do seu potencial dentro de uma organização. São estes cargos que, muitas vezes, podem fazer com que pessoas fiquem mais tempo em uma empresa ou que as façam se desligar rapidamente. Preparamos este blogpost para explicar as principais diferenças entre liderar e chefiar.
A Gallup realizou um estudo demonstrando que empresas costumam falhar em 82% das vezes, ao escolher a pessoa certa para liderar uma equipe. Neste mesmo estudo, é possível perceber que gerentes respondem por pelo menos 70% da variação nas pontuações de engajamento dos funcionários nas unidades de negócios.
Isso indica que liderar não é uma tarefa para todo mundo, portanto, escolher a pessoa certa para ocupar essa posição pode afetar diretamente o engajamento das pessoas colaboradoras com o negócio.
Em 2022, a Datum foi reconhecida, novamente, como uma Great Place To Work (GPTW) – uma pesquisa de clima realizada para medir o nível de satisfação das pessoas colaboradoras com a empresa. Já com o resultado positivo obtido, tivemos uma nova surpresa: alcançamos o nível 5 no diagnóstico da Jornada de Liderança.
Esta pontuação representa que os times consideram as lideranças inspiradoras, inclusivas e acolhedoras. A conquista indica que as pessoas na Datum se sentem valorizadas e reconhecidas por suas lideranças, além de terem ajuda para se desenvolverem profissionalmente.
O que significa liderança?
Há quem acredite que as pessoas já nascem com a habilidade, no entanto, diferente do que muitos imaginam, esta habilidade pode ser desenvolvida. Na verdade, ninguém nasce um líder nato, são as diferentes experiências que fazem uma pessoa alcançar este nível de excelência.
Inclusive, engana-se quem pensa que basta ter uma equipe para ocupar a posição de líder, pois existe uma grande diferença entre liderar e chefiar. A forma que a gestão conduz a relação com as pessoas, além da capacidade de trabalhar colaborativamente e oferecer autonomia a colaboradores, é o que definirá que tipo de liderança o profissional exerce.
Lideranças inspiram positivamente a equipe, orientando a execução de tarefas diárias e incentivando a sensação de pertencimento entre o time. Assim como Bill Gates mencionou, “ao olhar para o próximo século, os líderes serão aqueles que capacitam os outros”, o que representa a capacidade de uma liderança em compreender as distintas personalidades que existem dentro da equipe ao mesmo tempo que as maximiza, considerando sua essência.
Dito isto, algumas características permeiam uma boa liderança:
- Capacidade de oferecer críticas construtivas e respeitosas;
- Reconhecer os próprios erros;
- Ter um comportamento inspirador;
- Perfil empático, paciente e inspirador;
- Reconhecer e valorizar as distintas aptidões individuais e coletivas do time;
- Oferecer oportunidade de desenvolvimento;
- Incentivar a autonomia do time;
- Buscar o respeito do time, ao invés do medo.
Diferenças entre liderar e chefiar
As principais diferenças entre liderar e chefiar está na relação construída. A chefia é conhecida por exercer uma relação de poder autocrático, onde a pessoa profissional acredita que a sua opinião possui maior valor que os demais colaboradores, além de priorizar as relações de trabalho ao invés das humanas.
Enquanto isso, a liderança possui grande foco no desenvolvimento do grupo, onde motiva o time a atingir os objetivos da empresa e escuta a opinião das pessoas envolvidas. Consegue perceber a diferença entre elas?
Chefia:
- Impõe sua opinião sem considerar visão do time;
- Busca ser temido, ao invés de respeitado;
- Pressiona e cobra pessoas subordinadas para entregar resultados;
- Coloca relações de trabalho acima das humanas;
- Quer ganhar crédito pelos feitos do seu time;
Liderança:
- Trabalha de forma colaborativa;
- Constrói uma relação de confiança entre o time;
- Acredita que feedbacks é uma via de mão dupla;
- São empáticos com pessoas colaboradoras;
- Considera capacidade técnica importante, mas sem esquecer de soft skills.
Mario Sergio Cortella disse certa vez que “não se pode confundir liderança com chefia. A liderança é aquela que não exclui. Quem é só um chefe, às vezes, para poder mandar tem que excluir. Se há um líder você segue, mas se há um chefe você obedece”.
Na Datum, incentivamos que nossas lideranças estejam sempre desenvolvendo suas soft e hard skills. No programa Datum Extraordinária, o time corporativo de líderes recebe um treinamento exclusivo para desenvolver soft skills e debater a respeito dos desafios de gestão.