Entenda como a Datum utiliza ferramentas de recrutamento e gestão, como o mapeamento de perfil comportamental, para recrutar os melhores candidatos
Uma contratação mal feita é um desligamento esperando para acontecer. E é muito provável, inclusive, que essa decisão parta do próprio colaborador, tendo em vista que 42% dos funcionários brasileiros está observando ou buscando ativamente novas oportunidades de emprego. Com índices de turnover chegando a 15% na área de TI no último ano, contratar profissionais que não sejam compatíveis com a equipe e perdê-los, eventualmente, é um risco que as empresas não podem correr. Sabemos que com um time interno de recrutamento, seleção e gestão isso nem sempre é uma tarefa fácil. Portanto, por que não delegar essas atividades para uma consultoria especializada em outsourcing, assim como a Datum?
Há 24 anos no mercado, contamos com uma equipe especialista no recrutamento de profissionais tech e atuamos de forma customizada na gestão dos times, assegurando performance e engajamento. Para garantirmos as melhores contratações e a retenção dos talentos, além do time de Talent Acquisition, colocamos nossas especialistas em Gente e Gestão à disposição dos clientes e dos colaboradores. Esse grupo de profissionais é responsável pela aplicação, sob demanda, de técnicas como o mapeamento de perfil comportamental. Vamos descobrir do que se trata?
O que é o mapeamento de perfil comportamental
O mapeamento é uma técnica cujo objetivo é compreender, de forma mais profunda, a dinâmica de uma squad. Por meio da identificação de como a equipe se comunica, colabora e toma decisões, podemos criar estratégias para otimizar a eficiência e a eficácia como um todo. Além disso, conseguimos:
- Melhorar a comunicação entre colegas do time e o com as demais áreas envolvidas no projeto;
- Formar equipes mais equilibradas, que se complementem em termos de habilidades e estilos;
- Promover adaptação a mudanças e facilitar a gestão conflitos, resultando em um ambiente de trabalho mais saudável;
- Trabalhar o desenvolvimento individual e da equipe;
- Aumentar o engajamento e a satisfação dos profissionais;
- Auxiliar na captação de recursos adequados para a operação.
Como fazer e quais os benefícios
Existem diferentes abordagens para a realização do mapeamento. Uma delas é a metodologia DISC. Ela busca entender e classificar traços comportamentais dos profissionais, com base em quatro fatores principais: dominância, influência, estabilidade e conformidade. Na aplicação, cada colaborador preenche um questionário, que é analisado pela especialista em Gente e Gestão. Mais tarde, os resultados são apresentados aos líderes.
Você pode se perguntar de que forma essa estratégia resulta em melhores contratações. A resposta é simples: ao sabermos quais os perfis predominantes na squad, entendemos exatamente quais lacunas devem ser preenchidas e quais candidatos se encaixarão melhor. Esse filtro é feito ainda durante as entrevistas. Continue a leitura e saiba como.
Avaliação por competências
Para os especialistas da Datum, um dos formatos de entrevista que resulta nas melhores contratações é a baseada em competências. Trata-se de um tipo de entrevista que se concentra nas habilidades, experiências e comportamentos específicos que são relevantes para o cargo/equipe em questão. Sem utilizar perguntas genéricas, o entrevistador busca compreender como o candidato se comportou em situações passadas, pedindo exemplos específicos de como ele lidou com desafios, tomou decisões, trabalhou em equipe e resolveu problemas. Esse método funciona pois permite a avaliação tanto de hard quanto de soft skills e dão uma noção de como o candidato se adequará ao ambiente de trabalho e à cultura da empresa.
Que tal conferir alguns exemplos de perguntas que são feitas na avaliação por competências? Acesse nosso Playbook para Entrevistas e descubra essa e outras dicas.