Ao contrário da crença comum, a liderança feminina tem se mostrado benéfica para as empresas, especialmente do ponto de vista financeiro. Compreenda por que e conheça as habilidades necessárias para ser uma boa líder.
Você sabia que em 2023, pela primeira vez na história, mulheres ocupam 10% dos cargos de CEO nas empresas da Fortune 500? Esse avanço não se trata apenas de representação ou conformidade com os princípios ESG, mas de uma estratégia que tem se mostrado benéfica para o desempenho financeiro das organizações. O relatório Ready-Now Leaders, da ONG Conference Board, mostra que as organizações com pelo menos 30% de mulheres em cargos de liderança têm 12 vezes mais chances de estar entre os 20% melhores em desempenho financeiro. Em outras palavras, ter mulheres em cargos de liderança é bom para os negócios. Nesse caso, por que setores como o de tecnologia ainda têm poucas mulheres em posições de poder?
O contexto da liderança feminina na TI
Muitas pessoas não sabem que o primeiro algoritmo da história foi escrito por uma mulher chamada Ada Lovelace em 1815. No entanto, muita coisa mudou desde então. Ao longo do tempo, a representação feminina nesse segmento diminuiu, especialmente à medida que os computadores pessoais se tornaram populares e foram predominantemente associados a meninos, que eram encorajados a aprender programação. Hoje, apesar dos avanços, ainda há uma significativa subrepresentação de mulheres em cargos de liderança em empresas de tecnologia.
No Brasil, apenas 20% dos profissionais de TI são mulheres. Lá fora, elas representam apenas 24% dos profissionais da área – sem mencionar a porcentagem relativa a cargos de liderança. No entanto, a liderança feminina tem sido uma força transformadora em todas as áreas da sociedade. As líderes femininas estão mostrando que as habilidades e características tradicionalmente associadas às mulheres são tão importantes quanto aquelas comumente associadas aos homens.
A eficácia além dos segmentos
Uma pesquisa da Leadership Circle, baseada na análise de mais de 84.000 líderes e 1,5 milhão de avaliadores, mostrou que as líderes femininas são consideradas mais eficazes em todos os níveis de gestão e em todas as faixas etárias. Vamos dar uma olhada em algumas habilidades em que as líderes femininas se destacam, de acordo com o estudo:
- Resolução de conflitos: ao longo de sua formação, as mulheres frequentemente são ensinadas a lidar com conflitos. Isso significa que são mais hábeis em resolvê-los. Enfrentar problemas de maneira saudável é crucial para alcançar bons resultados, seja em uma equipe ou no contexto empresarial de forma geral.
- Criatividade: socialmente, as mulheres se destacam em dimensões criativas. Isso não se trata apenas da criatividade individual da líder, mas de como essa líder incentiva sua equipe a pensar de forma criativa e encontrar soluções, em vez de simplesmente dizer a eles o que fazer.
- Autenticidade: em um ambiente de tecnologia, onde profissionais de trabalho criativo estão envolvidos, é impossível microgerenciar o que cada pessoa está fazendo (nem se deve tentar fazer isso). A autenticidade permite que a liderança seja vulnerável e inspire sua equipe a fazer o mesmo. A autenticidade e a vulnerabilidade facilitam o diálogo, o que, por sua vez, ajuda a evitar contratempos.
- Pensamento sistêmico: as mulheres têm um melhor entendimento do pensamento sistêmico, o que lhes permite identificar relações de causa e efeito e buscar o problema real a ser resolvido, em vez de se concentrar em soluções ineficazes.
- Senso de comunidade: as mulheres buscam situações de ganha-ganha e não necessariamente competem. Elas estão muito mais focadas em resolver um problema ou atingir um objetivo comum que todos os envolvidos possam celebrar. Isso lhes permite cultivar conexões mais fortes e duradouras.
Como vimos ao longo do texto, a liderança feminina traz habilidades únicas e essenciais para o crescimento e inovação das empresas. Se você deseja ampliar sua perspectiva sobre as competências que todos os líderes precisam desenvolver, recomendamos o framework Stable Team, uma ferramenta valiosa para otimizar a gestão de equipes de TI.