Trecho sobre Inteligência Artificial retirado do nosso e-book Trends Report: tecnologia & outsourcing
Oitenta anos após a criação do primeiro modelo de neurônios artificiais como base para a construção de sistemas inteligentes, estamos sentados em frente aos nossos computadores conversando com uma inteligência artificial. Passada a euforia inicial, é hora de encarar as possibilidades e os riscos das novas tecnologias que utilizam a IA que promete ser tão revolucionária quanto o surgimento da internet.
AI, que loucura: o que está acontecendo
Com ferramentas como o ChatGPT, a IA generativa vêm conferindo recursos poderosos para usuários não técnicos e gerando questionamentos sobre o futuro das estruturas de trabalho e a forma como buscamos informações na internet. Podemos pensar em 2023 como o ano da consolidação da inteligência artificial.
Não podemos deixar de mencionar que a inteligência artificial também tem causado transformações em diversos setores econômicos. Uma pesquisa da Appen mostra que 73% das empresas acreditam que a IA é crítica para o sucesso dos negócios. Hoje, grande parte dos líderes – principalmente da área tech – veem a IA como necessária para o crescimento (mesmo que alguns avanços possam tornar certas funções obsoletas).
Muitas organizações estão terceirizando seus projetos de IA para desenvolver soluções personalizadas e atender a necessidades específicas do negócio. O Gartner prevê que, até 2026, as empresas que adotarem práticas de engenharia de inteligência artificial para construir e gerenciar sistemas de IA adaptativos terão melhor desempenho do que seus concorrentes na operacionalização de modelos de IA em pelo menos 25%.
Liderança pela lente da IA
Hoje em dia, os líderes se encontram em cenários onde são cobrados a ampliar suas habilidades com as novas tecnologias e entregarem cada vez mais com menos recursos. Isso, é claro, além de se dedicarem à gestão das suas equipes. Que tempo sobra para a reflexão sobre as dores dos clientes, os processos da empresa e o futuro? A IA pode – e deve – emergir como uma grande aliada das lideranças.
Com o uso da inteligência artificial, é possível automatizar tarefas repetitivas e rotineiras, como gerenciamento e análise de dados, e processamento de informações, reduzindo significativamente o tempo que os líderes precisam gastar nessas atividades. Por meio da análise de dados em tempo real, a IA pode fornecer informações importantes sobre o que está acontecendo na empresa e no mercado em geral. A IA também pode ajudar os líderes a se tornarem mais conscientes e presentes no momento, permitindo que eles desenvolvam uma abordagem mais mindful em relação aos negócios. Essa consciência aumentada pode ajudar na tomada de decisões mais assertivas e conscientes.
Como será o futuro com a Inteligência Artificial?
O futuro com a IA é promissor e emocionante. Como força multiplicadora de progressos tecnológicos, ela possibilita outras tecnologias e impulsiona a evolução da sociedade como um todo. Ela nos leva para um plano onde os limites não são mais ditados por habilidades técnicas, mas sim por boas ideias. Quer saber o que mais podemos esperar?
Então baixe agora o e-book Trends Report. Além de conferir o texto na íntegra, você terá acesso a insights sobre outras cinco macrotendências tech.