Você já ouviu falar sobre integração de TI? Conforme a tecnologia avança, mais e mais empresas estão aplicando uma grande quantidade de soluções para realizar as suas operações diárias, sendo cada vez mais comum que as organizações lidem com dezenas de sistemas.
Esse ambiente, que se torna mais complexo a cada dia, exige uma comunicação mais dinâmica, com o intuito de permitir que as empresas tenham acesso aos benefícios ofertados pelas ferramentas de TI e vençam os problemas apresentados.
A integração de TI, portanto, traz uma nova dinâmica dentro das organizações, permitindo que os sistemas se comuniquem, trocando dados e informações, e melhorando o contexto geral do uso da tecnologia nas empresas.
Entenda como isso funciona, neste post!
O que é integração de TI?
Antes mesmo de mostrar quais são as vantagens de aplicar a integração de TI e como realizar essa rotina, é preciso conceituar esse termo. Podemos dizer que esse é um processo que visa garantir a comunicação e troca de dados entre diferentes tecnologias, dispositivos e sistemas.
Com a integração de TI, é possível, por exemplo, realizar a comunicação entre um sistema que faz controle de estoque com um software de gestão financeira, permitindo fazer o controle pecuniário de tudo o que entra e sai da empresa, com apenas uma entrada de dados.
Qual é a importância de uma boa integração de TI?
No mercado, existem várias soluções em tecnologia para as mais variadas demandas e necessidades dentro de uma organização.
Mas, quando cada solução utilizada na empresa vem de um fornecedor diferente — e quando não existe uma comunicação direta entre elas —, o resultado é uma necessidade de realizar a mesma entrada de dados várias vezes, causando retrabalho.
A integração entre os sistemas elimina essa etapa de cadastro, além de garantir que se reduzam as entradas erradas realizadas por colaboradores, uma vez que as informações são fruto da comunicação entre os sistemas.
Como a integração de TI pode ser benéfica para a empresa?
Separamos alguns pontos de destaque sobre a integração de sistemas, assim como as suas vantagens, para mostrar a você a importância de investir nesse conceito. Confira!
Eliminação de erros
É comum que, em empresas que não possuam soluções integradas, os próprios colaboradores tenham de realizar a troca de dados entre os sistemas. Porém, fazer a entrada de dados manualmente pode levar a problemas.
O primeiro benefício da integração de TI, portanto, é a redução de erros decorrentes da ação humana, já que os próprios sistemas poderão realizar a comunicação entre si, sem nenhum tipo de interferência externa que possa gerar inconsistências.
Comunicação interna
O mercado é altamente competitivo, o que exige das empresas agilidade na resposta a clientes e fornecedores. A tomada de decisão por parte dos gestores está diretamente ligada à capacidade de comunicação entre os setores da organização.
Ao contar com sistemas integrados, seu time consegue se comunicar com muito mais facilidade, pois todos podem ter acesso a dados atualizados, recebendo e respondendo com maior rapidez e eficiência. Ou seja, temos um fluxo de trabalho muito mais fluído.
Otimização de processos
A integração de TI também cria um ambiente de conformidade, visto que, para que a comunicação entre todas as ferramentas possam agir o melhor possível, é preciso realizar uma padronização da informação.
Essa padronização tem um impacto direto nos processos da empresa, que se tornam muito mais dinâmicos, reduzindo gargalos que possam ter um impacto negativo sobre a produtividade da organização na totalidade.
Todas as ferramentas trabalharão com informações arquitetadas de forma semelhante, para garantir a melhor integração possível.
Redução de custos
Problemas de comunicação, erros de entrada de dados e gargalos nas atividades operacionais acabam gerando custos extras para a organização, o que reduz a sua margem de lucratividade e prejudica a sua competitividade no mercado.
Por meio da integração de TI, temos um aumento na agilidade e da qualidade de comunicação entre colaboradores e setores na empresa, gerando uma redução de custos que pode ser refletida na precificação aplicada, visando maior capacidade competitiva.
Aumento da produtividade
Por fim, uma última vantagem da integração é a melhoria de desempenho do time da empresa, que consegue atender muito mais demandas devido à redução de carga de trabalho, visto que os sistemas fazem sua comunicação de maneira autônoma.
Como colocar a integração de TI em prática?
Agora que você já conhece as vantagens de integrar os sistemas de sua empresa, vamos listar algumas dicas de como realizar esse procedimento.
Estude as soluções em utilização
O primeiro passo é realizar o levantamento de todos os ativos de TI de sua organização e as possibilidades de integração. Algumas ferramentas já podem, de maneira nativa, realizar esse processo.
Arquitete a informação
Quando não existe a comunicação entre sistemas, é comum que cada ferramenta trabalhe com uma modelagem diferente de dados, o que pode ser um problema quando tratamos de integração.
Por conta disso, é preciso realizar um levantamento das informações utilizadas, do que é importante para cada setor e de como esses dados serão modelados, garantindo que todos terão acesso ao que for necessário.
Escolha bons fornecedores
Bons fornecedores de software podem ser um diferencial na hora de integrar sistemas, dado que a maioria das grandes desenvolvedoras já preparam as suas soluções para facilitar a integração de dados com outras ferramentas.
Aplique a tecnologia
Existem várias formas de aplicar a integração de dados, sendo que nem sempre isso acontece de forma direta. É possível utilizar Web Services, APIs e outras tecnologias para garantir a melhor comunicação.
Busque parcerias de empresas especializadas
Contar com o apoio de uma empresa parceira, que tenha conhecimento de mercado e das melhores práticas de TI, é o melhor caminho na hora de implantar a integração entre ferramentas.
Empresas que atuam no mercado com foco em suporte de TI contam com profissionais especializados, com uma ampla vivência na realização de integração entre ferramentas. Ao analisar as soluções que o seu negócio utiliza, eles podem sugerir o melhor caminho, pensando em custo-benefício, performance e segurança.
Como vimos, a integração de TI é a melhor forma de garantir a produtividade esperada ao contar com um amplo ambiente de soluções. Esperamos que isso tenha ficado claro ao final da leitura deste post!
Gostou deste texto? Então, fique por dentro de outros assuntos como este, seguindo nossas redes sociais.