Ser o CIO da empresa não é uma tarefa simples. Afinal de contas, o mundo da tecnologia não para de girar: todos os dias, temos atualizações e inovações no mercado, exigindo que esse profissional esteja sempre antenado sobre as novidades que possam impactar o seu negócio.
Como tomar as melhores decisões para uma empresa em termos de tecnologia, se tudo o que existe hoje pode mudar rapidamente, e o que é tendência pode estar logo ultrapassado? Esse é apenas um dos desafios que o cargo de CIO enfrenta.
Ao longo deste post, vamos mostrar para você quais são as principais dificuldades a serem superadas pelo profissional que ocupa o cargo de CIO dentro de uma organização. Continue conosco até o fim e boa leitura!
O CIO da empresa
CIO é a sigla em inglês para Chief Information Officer, relativo ao cargo de diretor de TI de uma empresa. Ou seja, ele é o encarregado direto pela área de informática de uma instituição.
Em algumas organizações, esse cargo pode ser definido como o diretor de informação, responsável por garantir o funcionamento de toda a infraestrutura de informática da empresa.
Entre as atribuições do CIO, estão:
- implementação de novas ferramentas, hardware e software;
- gestão dos recursos tecnológicos e da equipe técnica;
- segurança dos dados;
- compartilhamento e manutenção das informações da companhia.
No atual contexto — no qual a digitalização das organizações foi acelerado devido à pandemia de Covid-19 —, o chefe de TI (ou CIO) tem ganhado um grande destaque. Afinal de contas, a migração para o digital é toda planejada por esse profissional e pela sua equipe.
Outro ponto muito interessante é que conforme uma empresa investe na digitalização de seus processos, o setor de TI se torna mais importante — e o cargo de CIO, ainda mais estratégico. Decisões erradas ou problemas nesse setor afetam os demais, visto que todos demandam de uma infraestrutura tecnológica para o seu funcionamento.
Dentro desse contexto, o CIO não é mais alguém isolado dentro da organização, que apenas coordena um time de manutenção de computadores. Ele tem um valor estratégico e deve estar sempre em contato com as demais áreas da empresa, atuando junto aos gestores para buscar soluções para demandas e traçar ações estratégicas nos negócios.
Os desafios do CIO da empresa
Tudo muda muito rápido no mundo da tecnologia, e todos os dias temos novidades e inovações com as quais lidar, decisões a tomar e estratégias a planejar.
Separamos alguns dos principais desafios que um CIO enfrenta nos dias atuais:
- Segurança da informação
- Adaptação à legislação
- Trabalho híbrido
- Roteiros digitalizados
- Experiência do cliente
- Tendências de TI
Dependendo do negócio, alguns deles podem ser muito mais desafiadores que outros.
1. Segurança da informação
Muitas das grandes empresas ao redor do mundo, mesmo com as melhores infraestruturas de TI e avançados controles de segurança, já foram vítimas dos mais variados golpes virtuais. Os hackers estão sempre testando vulnerabilidades e buscando meios de invadir e roubar dados.
A depender do modelo de negócio de uma empresa, a segurança da informação pode ser um grande desafio ao CIO. Isso porque algumas organizações, como aquelas que atuam no mercado financeiro, lidam com dados sensíveis de seus clientes, e o vazamento dessas informações pode ser muito prejudicial às suas atividades.
Por conta disso, o ideal é que o CIO esteja sempre antenado ao que existe de novidade em termos de segurança da informação. Além disso, é preciso manter todos os sistemas de hardwares da empresa atualizados, evitando que os cibercriminosos utilizem as vulnerabilidades para roubar dados.
2. Adaptação à legislação
A LGPD — Lei Geral de Proteção de Dados — é a principal legislação brasileira no tocante à coleta e utilização de informações de usuários. Ela determina uma série de ações a serem realizadas não apenas para a proteção dessa informação, mas para que o titular dos dados esteja ciente dessa utilização.
O descumprimento de qualquer parte da LGPD e de suas exigências pode levar a multas pesadas e, em alguns casos, à proibição da coleta e do uso de dados. A depender do modelo de negócio de uma empresa, isso pode significar o encerramento das atividades.
O CIO deve buscar não apenas conhecer a lei e suas minúcias, mas também buscar uma consultoria que possa muni-lo de toda a informação que ele precisa saber para adequar os processos da empresa à legislação, evitando qualquer sanção.
3. Trabalho híbrido
Mesmo que o trabalho remoto já fosse utilizado por algumas organizações, esse processo foi altamente acelerado por conta da pandemia da Covid-19. Por conta do lockdown, foi exigido que muitos profissionais ficassem em casa e realizassem as suas atividades remotamente.
Em um primeiro momento, quando as empresas ainda não estavam prontas, foram utilizadas quaisquer ferramentas para garantir que o trabalho fosse feito — sem nenhum tipo de critério. Isso permitiu que os profissionais cumprissem parte de sua jornada sem uma boa eficiência.
Hoje, o desafio do CIO é encontrar as melhores ferramentas que não apenas permitam o trabalho híbrido — parte presencial, parte remota —, mas que garantam a máxima produtividade.
4. Roteiros digitalizados
A digitalização das rotinas, incluindo a automação de tarefas, é uma forma de melhorar a produtividade e reduzir os erros, maximizando os resultados e minimizando os custos. O desafio é criar o roteiro das ações, levantando quais são as atividades que podem ser digitalizadas.
A melhor forma de vencer essa barreira é realizar a digitalização aos poucos, escolhendo determinadas rotinas de acordo com a priorização. Assim, é possível evitar problemas na adaptação dos colaboradores.
5. Experiência do cliente
Os clientes estão buscando cada vez mais o digital e abandonando o físico. Essa é uma tendência muito grande, por exemplo, no mercado financeiro: nele, as Fintechs oferecem a experiência de um banco, permitindo que o cliente realize todas as suas operações sem uma agência.
O CIO deve entender, junto aos clientes da empresa, o que eles esperam da organização, dos produtos e dos serviços em termos de experiência. Com isso, busca-se disponibilizar uma melhora, dentro do digital, de tudo aquilo que é oferecido.
6. Tendências de TI
Por fim, acreditamos que o maior desafio que um gestor de tecnologia pode enfrentar à frente de um setor de informação é a atualização constante das tendências de TI.
Mesmo que o CIO seja altamente dedicado e comprometido, é quase impossível gerir um time e se preocupar com as estratégias digitais de uma empresa, ao mesmo tempo em que fica de olho em todas as novidades do mercado.
A estratégia do CIO de utilizar um auxílio especializado
Por mais competente que um gestor de TI seja, os desafios atuais do cargo são enormes, o que exige demais desse profissional. Por conta disso, a melhor forma de superar todas essas barreiras e tirar o melhor proveito da tecnologia é apostar em auxílio especializado.
Hoje, existem empresas como a Datum TI, que conta com uma série de profissionais especializados em tecnologia, com um grande know how nas mais variadas áreas e experiência em diferentes projetos.
Ao buscar um apoio especializado como esse, o CIO pode deixar de se preocupar com as novidades e tendências, e focar nas estratégias da empresa — a parceira realizará uma consultoria completa e entregará as melhores ferramentas, de acordo com a demanda da organização.
Esperamos que este post possa ter elucidado qualquer dúvida que você tinha acerca dos desafios enfrentados pelo CIO da empresa e como superar cada um deles. Lembre-se de que a melhor forma de tirar proveito da tecnologia é contando com um apoio especializado.
Não deixe de assinar a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades de nosso blog!