Trecho sobre Cybersecurity retirado do nosso e-book Trends Report: tecnologia & outsourcing
A contínua migração de atividades diárias para o mundo virtual resultou em solo fértil para criminosos cibernéticos. Em 2021, mais de 415 milhões de adultos de 10 países – incluindo o Brasil – foram vítimas de crimes cibernéticos. Para resolver os problemas que vieram como consequência dos ataques, foram gastas 4.4 bilhões de horas. Ninguém está imune. A segurança cibernética é um problema que afeta indivíduos, governos e, também, organizações. Segundo o Gartner, em 2022, a segurança cibernética foi classificada por 88% dos membros de conselhos como um risco empresarial; apenas 12% a consideraram um risco tecnológico. Mesmo não sendo algo restrito à bolha da tecnologia, a responsabilidade ainda recai principalmente sobre os líderes de TI.
Cybersecurity: segurança em primeiro lugar
Investimentos em segurança cibernética são uma necessidade. Incidentes dessa natureza podem ter consequências operacionais, financeiras, reputacionais e estratégicas para uma empresa, todas elas com custos significativos. A proteção contra ataques cibernéticos requer inúmeras ações, mas deve começar pela implementação de uma estratégia abrangente, que cubra todos os aspectos da organização, incluindo pessoas, processos e tecnologia. Alguns procedimentos imprescindíveis são avaliações regulares de risco e atualizações frequentes de todo o software e sistemas.
Alta demanda
Com a urgência de proteger sistemas e dados contra ataques cibernéticos e violações de segurança, muitas organizações estão procurando expandir suas equipes de segurança cibernética. Porém, a contratação de profissionais altamente qualificados pode ser um desafio para empresas menores ou com recursos limitados. A opção que têm chamado a atenção pela economia e eficácia é o outsourcing. Com o auxílio da terceirização, tecnologias e soluções mais avançadas estão ao alcance de mais empresas.
O debate sobre segurança cibernética nunca sai de moda, mas ele ganha novas nuances com o surgimento de tendências tecnológicas. Se você está interessado em obter insights sobre tecnologias emergentes que terão impactos na segurança cibernética, leia o texto, fazendo o download do e-book Trends Report. Clique aqui para acessar.