No universo da tecnologia, um dos principais desafios dos tech leads é encontrar profissionais qualificados e que tenham fit cultural com a empresa. Continue a leitura e saiba quais aspectos levar em consideração no momento do recrutamento
Se você está à frente de uma equipe de TI e é responsável por contratar novos colaboradores para sua squad e seus projetos, provavelmente já enfrentou desafios ao buscar talentos que se encaixem, cultural e tecnicamente, nas demandas da empresa. Isso é o esperado, tendo em vista que uma das maiores dores enfrentadas pelos gestores é a dificuldade em realizar contratações de maneira assertiva. Portanto, elaboramos um checklist com os principais itens que devem ser levados em consideração pelos tech leads no momento da abertura de uma nova vaga.
Antes de mais nada, vale ressaltar que o primeiro passo para tornar essa missão mais simples é optar por trabalhar com consultorias especializadas no outsourcing de profissionais tech, que contem com um time recrutadores altamente capacitado. Juntos, líder e recrutador precisam estar na mesma página sobre o perfil que será buscado. No entanto, é o tech lead quem possui as informações sobre a vaga. Vamos conferir quais informações você não pode deixar de passar para o recruiter?
-
Atividades do cargo são a essência do recrutamento
A base de todo recrutamento é a descrição das atividades do cargo. Tal descrição, em sua essência, nada mais é do que uma lista das principais funções e responsabilidades que o colaborador deverá cumprir em sua rotina dentro do projeto e da empresa. Se estivéssemos considerando a posição de um desenvolvedor de software, por exemplo, algumas dessas atividades seriam planejar a estrutura do software, escrever código-fonte, realizar testes, identificar e corrigir problemas de desempenho, entre outras.
-
Hard Skills
Para realizar as atividades listadas acima, uma série de habilidades técnicas – as populares hard skills – são necessárias. Assim, é importante fornecer uma lista das tecnologias, ferramentas ou metodologias específicas que serão utilizadas. Elenque conhecimentos específicos, como as linguagens de programação nas quais o candidato deve ter proficiência, frameworks, bibliotecas e bancos de dados com os quais ele deve ter familiaridade.
-
Experiência desejada
Como tech lead, você não deve buscar apenas um profissional tecnicamente competente, mas alguém que entenda do negócio – ou esteja aberto a entender. Dependendo do cargo, é interessante mencionar a necessidade de experiência em projetos ou segmentos específicos. Esse também é o momento de especificar qual a senioridade desejada. Aqui, cabe uma avaliação conjunta entre o tech lead e o recrutador sobre o entendimento do escopo do projeto em relação às atividades que serão executadas. Para isso, é preciso abordar o projeto em detalhes.
-
Descrição do projeto
Os projetos são o ponto central do panorama de trabalho de um profissional de TI – e de uma squad, por consequência. Por isso, dedique um tempo à elaboração da descrição do projeto para o qual você precisa de reforços. Forneça detalhes, como se o colaborador será suporte, se criará novas aplicações ou se será responsável por orientar e desenvolvedor profissionais júnior; também é importante falar sobre o estágio do projeto, se já está em andamento ou será uma solução criada do zero.
Se possível, mencione a relevância do projeto para a estratégia de negócios da empresa. Destacar os desafios e oportunidades aumenta as chances de encontrar um bom profissional, alinhado com aquilo que a organização tem a oferecer.
Não se esqueça de também apresentar informações sobre a cultura e soft skills da equipe para garantir ainda mais assertividade ao recrutamento. Porém, esse é um assunto para o próximo artigo. Você sabe como identificar as soft skills da sua squad?