Ainda pautados pela temática “liderança feminina”, convidamos a nossa Vice-presidente Executiva, Carine Bruxel, a escrever uma carta aberta à sua filha adolescente. Em um texto inspirador, Carine traz ensinamentos valiosos sobre liderança, frutos de anos de experiência, que ela gostaria de ter recebido no início da sua carreira profissional. Confira!
Filha,
O que mais existe por aí são conceitos e teorias sobre liderar que parecem receitas de bolo, mas a verdadeira liderança se aprende vivenciando, errando e aprimorando essa habilidade. Por isso, de uma forma simples, sincera e sem grandes revisões, escrevo pra ti algumas lições que acumulei ao longo de anos de experiência liderando pessoas e negócios, que fizeram e fazem diferença na minha jornada.
Princípio básico: toda liderança começa com um objetivo. Esse é o motivo de liderar, desenvolver relações guiadas por um propósito maior; é o que traz a dinâmica, o desafio e o crescimento. Uma relação sem objetivos pode ser tudo, menos relação de liderança. É aí que a maioria dos líderes se perde.
Grande parte dos líderes se importam demais consigo, sua imagem, reputação e influência. Mas as pessoas não seguem um líder porque ele é incrível, e sim porque ele faz com que se sintam incríveis, evoluindo, crescendo e atingindo patamares. Elogios são bons, de dar e receber, mas não são sinais de boa liderança. Resultados são! Líder inspirador não é aquele que é admirado por todos, mas aquele que faz as pessoas chegarem a lugares onde nunca imaginaram antes.
A maior arma de um líder é falar a verdade, o quanto antes. Você pode falar o que quiser, desde que seja com jeito. O que destrói as pessoas não são as palavras, mas a forma como elas são ditas. Por isso, desenvolva empatia, influência e persuasão, elas são indispensáveis para engajar as pessoas. Saiba contar histórias, os porquês são mágicos.
Ninguém seguirá o que você fala, as pessoas observarão o que você faz. A gente lidera pelo exemplo. Logo, a primeira coisa que você precisa fazer é liderar a si mesma. Se não conseguir, não tente liderar os outros. Atinja seus objetivos, desenvolva-se, invista no que é importante, treine. Seja exemplo, mas não se iluda, perfeição não existe. Use suas vulnerabilidades (que aumentarão cada vez mais conforme a dose de autoconhecimento que você tomar), para mostrar ao seu time como lidar com elas sem interromper seu crescimento.
Ser mulher, feminina, sensível, amorosa e empática não pode definir sua liderança. Seja competente! Não tenha medo de ter opinião, tampouco de expressá-la, sempre! Saiba que você pode e deve discordar, sem ouvir que está na TPM. Ser exigente não tem a ver com ter personalidade forte, tem a ver com ter altos padrões; ser boa no que faz não significa que você deixou a família de lado. Não sinta culpa por amar seu trabalho. Seja uma mulher com toda a sua potência, força e sensibilidade. Aprenda a desenhar limites de forma gentil, mas firme.
Não deixe que suas emoções te dominem. Você pode senti-las, mas não as deixe administrar sua vida. Para cuidar da sua mente e coração, mastigue tudo que ouvir, algumas coisas parecem difíceis porque não mastigamos o suficiente e, acredite, as pessoas são ótimas em servir cenouras cruas e inteiras no meio de sopas cremosas. Mastigue para sentir o sabor de cada palavra, entender as intenções. Os melhores nutrientes são desperdiçados quando engolimos as coisas inteiras, sem falar da indigestão e dor de barriga.
Não seja uma pessoa ofendida. Perdoe rapidamente. Ao invés de dizer “você feriu meus sentimentos”, escolha não ter sentimentos feridos. Não é responsabilidade dos outros não ferir seus sentimentos, é sua responsabilidade não se deixar ferir. Tome sempre essa decisão, decida não se machucar. Em alguns casos, se afaste para preservar-se feliz. Não procure pessoas para culpar pelos seus problemas, resolva os seus problemas, ninguém tem nada a ver com isso.
Perdemos muito tempo em nossas vidas esperando que as pessoas nos deem coisas. Filha, saiba o que você quer e vá atrás. Você deve adaptar-se, mas nunca barganhe aquilo que você quer em prol daquilo que os outros querem. Você vai se cobrar por isso no futuro. Tenha direção pessoal, não ande sem rumo, esperando para ver o que acontece amanhã. Faça o amanhã acontecer, de acordo com os seus objetivos.
Estude sem parar! Tenha prazer em adquirir conhecimento. Livros mudam vidas, expandem pensamentos, então leia todo dia, faça disso um hábito para que tenhas sempre novos pensamentos permeando tua mente e sejas uma pessoa inspirada diariamente.
Não subestime o poder do networking. Tenha variedade pessoas por perto, não se isole. Expanda suas conexões com intencionalidade e esteja atenta às pessoas e oportunidades, pois boas conexões mudam o rumo das nossas vidas de forma surpreendente. Mantenha as portas abertas, sempre. Sair de uma empresa quebrando pratos é como uma cicatriz: não tem conserto.
E quando algo der errado, comece de novo. Todo dia temos uma nova chance de recomeçar. Erga a cabeça e vá em frente, até dar certo.
Com todo amor,
Mãe.