A inclusão de serviços não financeiros em aplicativos bancários tem representado a abertura de novos fluxos de receita para os bancos
Pare o que você está fazendo, pegue seu celular e abra o aplicativo do seu banco. Ele já conta com um marketplace? Ou com a oferta de outros serviços não financeiros? Se ainda não, é questão de tempo para que essa tendência chegue por aí também. E vale dizer que não se trata apenas de uma tendência passageira, mas de uma estratégia sólida e inovadora que está redefinindo a experiência do cliente e abrindo novas oportunidades para bancos e consumidores. Continue a leitura e saiba mais!
Ecossistemas de serviços nos aplicativos bancários
Ainda em 2022, a McKinsey já falava sobre o aumento dos ecossistemas de serviços dentro dos aplicativos bancários no artigo “O próximo ciclo para os bancos digitais“. Segundo a consultoria, essa estratégia resulta em maior concorrência, engajamento e permite que as instituições estejam “mais presentes na jornada de consumo, possibilitando uma oferta de serviços financeiros mais transparente, fluida e inserida no dia a dia do cliente.”. Isso tudo além de, claro, abrir novos fluxos de receita. Em decorrência desse aumento do ecossistema de serviços, o texto prevê que aproximadamente 25% da economia total em 2030 pode vir de redes integradas afins.
Papo de inovação
No South Summit deste ano, o tópico foi levantado em painéis sobre o mercado financeiro. Representantes do Itaú e do Banco Inter falaram sobre suas experiências no desenvolvimento da Itaú Shop e do Inter Shop, que integram o varejo ao banco. Nesses modelos, o varejo contribui com sua capacidade de distribuição e capilaridade, enquanto a indústria fornece os produtos. O banco, por sua vez, oferece sua solidez e utiliza dados dos clientes para personalizar a experiência de compra.
Finanças embutidas
Essa estratégia se enquadra no conceito de embedded finance, ou finanças embutidas, onde serviços financeiros são integrados a produtos ou serviços não financeiros. Ao incorporar funcionalidades de compra, pagamento e financiamento dentro de seus próprios aplicativos, os bancos criam um ecossistema mais coeso e conveniente para seus clientes.
Benefícios para Todos
A inclusão de serviços não financeiros nos aplicativos bancários traz benefícios claros para todas as partes envolvidas:
- Para os clientes: maior conveniência e personalização. Eles podem realizar várias atividades diárias em um único lugar, com ofertas e recomendações adaptadas às suas necessidades e preferências.
- Para os bancos: aumento do engajamento e retenção de clientes. Com mais interações dentro do aplicativo, os bancos podem coletar dados valiosos para melhorar seus serviços e oferecer produtos mais alinhados aos interesses dos clientes.
- Para os parceiros comerciais: acesso a uma base de clientes sólida e confiável. Os varejistas e outras indústrias podem se beneficiar da confiança e do alcance dos bancos para expandir seus mercados.
Quer saber mais sobre as mudanças que estão em curso no mercado financeiro? Baixe nosso ebook! Com ele, você descobre como as organizações vão passar a lucrar e aprende sobre as transformações na maneira como a sociedade em geral lidará com o dinheiro.