Profissional responsável pela internacionalização da Getnet, Cristian Cavalheiro falou sobre sua trajetória como empreendedor no mercado de tecnologia em evento realizado pela Datum
Esta quinta-feira, 07 de março, foi marcada pela realização da primeira edição do Inspira.ação Datum. O evento, que será recorrente, tem o intuito de inspirar os membros do ecossistema datuniano com depoimentos de lideranças relevantes do cenário brasileiro de tecnologia. Portanto, o primeiro convidado não poderia ser outro. Na estreia do Inspira.ação, recebemos Cristian Mairesse Cavalheiro.
Quem é Cristian Cavalheiro
Cristian é um dos profissionais responsáveis pela internacionalização da Getnet. E esse é apenas um dos marcos acumulados durante seus 35 anos de carreira, atuando como CIO, CTO, COO e CEO em empresas dos ramos financeiro e varejista. Além disso, liderou as áreas de tecnologia e inovação da Getnet desde sua criação, passando por quebra do duopólio de adquirência, venda da empresa, IPO e globalização.
Ensinamentos mil
No Inspira.ação, Cristian apresentou a palestra “Do Zero ao IPO”. O empresário discorreu sobre sua trajetória na Getnet, desde os dias de trabalho em Campo Bom até o desafio de internacionalizar as operações da empresa. Cristian afirmou que, como empreendedor, aprendeu a não se limitar e ser resiliente. “Precisamos buscar ser ecléticos, entender além do nosso processo.”
Para aqueles que ocupam cargos de liderança, deixou algumas mensagens. “Os líderes precisam deixar seus times trabalhar e fazer o seu melhor”, disse. Além disso, salientou o que os profissionais esperam receber dos seus líderes: conhecimento. Em um último recado, dessa vez para as organizações, Cristian foi enfático: “falta feedback! As organizações precisam conversar mais com seus colaboradores.”
Por fim, Cristian compartilhou 10 lições que aprendeu ao longo da sua trajetória profissional. Vamos conferir quais são elas?
- Valores pessoais são o rochedo da vida;
- Equilíbrio entre saúde, família, amigos, trabalho é essencial.
- Estudar e se reciclar constantemente é fundamental;
- Nunca deixe de olhar para estratégia, para a parte tática e operacional;
- Na falha, deve haver improvisação;
- Curiosidade e aprendizado constante;
- Inove, invente, se adapte, faça diferente e melhor;
- Perdoe e agradeça;
- Faça algo que não seja por dinheiro e que beneficie muita gente;
- No fim, tudo é sobre pessoas.