O mercado de TI é cada vez mais exigente. Mesmo que tenhamos um déficit de profissionais e, portanto, uma corrida maior por experts no mercado, temos também uma concorrência cada vez maior para vagas com melhores condições (cargos mais elevados, possibilidades de crescimento, entre outros). Portanto, se você quer se tornar diferenciado no mercado, precisa investir na sua carreira com certificações de TI.
Uma das formas para isso é investindo nas certificações em TI. Profissionais com maior domínio sobre determinadas questões são disputados por empregadores e podem negociar melhores condições para determinadas vagas. Além disso, esse conhecimento específico poderá ser fundamental para realizar suas atividades no dia a dia.
Por isso, separamos as 7 principais certificações nas quais você deve investir para potencializar as suas chances no mercado e se tornar diferenciado em suas atividades. Confira!
1. ITIL
O certificado ITIL (Information Technology Infrastructure Library) tem o objetivo de certificar o profissional no uso da Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação.
Você pode realizar o exame em quatro níveis de conhecimento:
- Fundação;
- Intermediário;
- Expert;
- Master.
A certificação permite comprovar o seu conhecimento acerca de questões operacionais e estratégicas da área de TI, permitindo que você saiba como planejar, identificar, desenvolver e oferecer suporte para o setor de TI.
Com isso, mostra para o seu empregador ou contratante que você possui a expertise necessária para gerenciar um departamento de tecnologia, promovendo melhores custos-benefícios.
2. PMP
A certificação PMP (Project Management Professional) auxilia na qualificação de gestores de projetos dentro da área de TI. Assim, é possível proporcionar um suporte maior para acompanhar projetos e liderar equipes.
Essa é uma certificação importante, principalmente, porque profissionais que realizam gestão de projetos são cada vez mais demandados. Ao mesmo tempo, há dificuldade em encontrar pessoas que sejam habilitadas para esse fim.
Por ser um profissional cada vez mais raro, quem obtém a certificação tende a ter melhores condições no mercado.
Além disso, para obtê-la, é preciso ter, pelo menos:
- 5 anos comprovadas de experiência prévia em gerenciamento de projetos;
- diploma de formação na área de Tecnologia da Informação ou áreas correlatas;
- 7500 horas na direção de um projeto, devidamente comprovadas;
- 35 horas em aulas sobre o tema.
Por isso, por falarmos de profissionais seniores, a certificação também é uma forma de comprovar, de forma prática, sua experiência no mercado e proporcionar maiores chances de sucesso para obtenção de melhores oportunidades.
3. CISM
A certificação CISM (Certified Information Security Manager) certifica o profissional acerca da gerência de segurança da informação — uma área cada vez mais demandada nas organizações.
Com isso, você consegue demonstrar experiência e competência para poder gerenciar times de cybersecurity e adotar inciativas de proteção nos negócios.
Para obter a certificação, você precisa comprovar:
- cinco anos de experiência com segurança da informação;
- três anos de atuação como gerente de segurança.
4. MCSE
A certificação MCSE (Microsoft Certified Solution Expert) permite comprovar que os profissionais dominam as soluções Microsoft acerca de computação em nuvem, que são constantemente utilizadas nas empresas atualmente.
Dentro desse contexto, temos diversas possibilidades de certificação, entre elas:
- infraestrutura de servidor;
- infraestrutura de desktop;
- Business Intelligence;
- computação em nuvem privada.
Assim, é possível não só ter maiores chances de trabalhar diretamente com a Microsoft, mas também viabilizar a possibilidade de contratação com empresas que trabalham com as soluções dessa big tech.
5. CISSP
Outra certificação importante para segurança da informação é a CISSP (Certified Information Systems Security Professional). Afinal, quanto mais você souber sobre essas questões, mais facilmente poderá adotar medidas eficientes no dia a dia para inibir a ação de cibercriminosos.
A certificação CISSP é uma das mais respeitadas no mundo. Portanto, os CIOs tendem a escolher para os cargos de liderança de cybersecurity aqueles que tenham certificação nessa área.
O programa é oferecido pela ISC, uma das organizações mais importantes voltadas para disseminar informações e conteúdos para segurança em TI.
Com essa certificação, você estará preparado para adotar medidas, ferramentas e protocolos importantes. Em um contexto de aumento no número de ataques cibernéticos, as organizações têm investido cada vez mais nessas questões.
6. CAPM
A certificação CAPM (Certified Associate in Project Management) é voltada a certificar o profissional para gestão de projetos que, como falamos, têm um papel fundamental, mas com poucos profissionais que tenham expertise para atuar nessas questões.
Ela reconhece, portanto, o conhecimento do profissional em PMBOK, que é um dos principais guias relacionados com boas práticas em gestões de projetos. Com isso, as empresas que atuam com ele podem ter mais interesse em contratá-lo.
7. MCITP
A MCITP também é outra certificação Microsoft (Microsoft Certified Information Technology Professional) que permite a você atuar com banco de dados com as soluções da empresa para esse fim.
Dentro desse grande campo, a big tech permite que você possa ser certificado dentro de seis especialidades:
- Windows Client;
- Windows Exchange Server;
- Windows Lync;
- Windows Server;
- Windows Share Point;
- Windows SQL Server.
As certificações em TI cumprem um papel importante não só de incrementar o seu currículo e torná-lo mais potente para obter melhores vagas, mas também de atualizar os seus conhecimentos.
As empresas e organizações certificadoras sempre atualizam seus conteúdos preparatórios. Por isso, é possível garantir que você terá acesso aos conteúdos mais atualizados sobre determinadas questões.
Além disso, com a tendência de expansão do mercado e inserção de novos profissionais, torna-se importante destacar-se. Afinal, você não quer perder espaço depois de tanta experiência, não é mesmo?
A área de TI não permite que você se acomode. Portanto, esteja sempre atualizado em relação às melhores práticas do mercado.
Para obter essas certificações, confira atentamente as informações que disponibilizamos neste post, ao longo de cada uma das certificações. Isso porque cada empresa e organização possui o seu processo (por exemplo, algumas exigem comprovação de documentações para esse fim).
Aproveite e aprofunde os seus conhecimentos na área. Isso será vital para torná-lo um profissional diferenciado e garantir uma carreira de maior sucesso.
Você já obteve alguma dessas certificações de TI mais requisitadas do mercado, ou ainda tem alguma dúvida sobre o que falamos? Deixe nos comentários e ajudaremos você nessas questões!